Sofia, o segundo seminário nacional: A bio economia circular no Diálogo Social Europeia.

Sofia, o segundo seminário nacional: A bio economia circular no Diálogo Social Europeia.

Sofia, o segundo seminário nacional: A bio economia circular no Diálogo Social Europeia.

A Câmara de Comércio da Bulgária (BCCI) acolheu o seminário nacional de formação no âmbito do projecto Good Wood intitulado "Bio economia circular no diálogo social europeu". O evento foi organizado em colaboração com o Sindicato Búlgaro Podkrepa. O projeto visa fortalecer o diálogo social e atingir uma reorganização da produção e gestão nos setores da madeira e mobiliário. O projeto, que começou no início de 2019, abrange uma parceria com organizações empresariais, sindicatos e universidades, em Itália, Portugal, Bélgica e Bulgária.

O foco temático do seminário nacional foi a bioeconomia circular e o seu impacto no diálogo social. Representantes do BCCI e do Sindicato Búlgaro “Podkrepa” apresentaram o projeto, seus objetivos, ações planeadas e resultados esperados. Fizeram, também, uma breve apresentação do que foi feito, até agora, durante a implementação do projeto.

Os oradores centraram as suas apresentações no diálogo social e nas suas novas dimensões à luz da bioeconomia circular, por um lado, e nos principais aspectos da bioeconomia circular no sector da madeira, no que toca a modelos sustentáveis e coerentes de zero resíduos, na produção e consumo.

Os objetivos do seminário foram discutir a aplicabilidade da bioeconomia circular no setor da madeira e mobiliário, esclarecer os seus aspetos positivos e negativos, delinear os fatores e condições prévias para a bioeconomia circular e o seu impacto sobre empregadores, trabalhadores e sindicalistas.

Algumas boas práticas da UE foram, também, partilhadas. Uma ação de formação internacional e uma reunião sobre o projeto estão planeados para março em Sofia. O BCCI continuará a apresentar relatórios sobre o assunto.