Conferência Final

Conferência Final

Conferência Final

CEI-Bois, a Confederação Europeia das Indústrias da Madeira, acolheu a conferência online final do projeto Good Wood, financiado pela União Europeia.

O projeto Good Wood teve como objetivo promover o diálogo social para o desenvolvimento sustentável do setor da madeira, realizando workshops, seminários, visitas de estudo que envolveram os parceiros sociais nos países do projeto (Itália, Portugal e Bulgária). Paralelamente, os parceiros do projeto realizaram uma pesquisa que foi apresentada oficialmente durante o evento pelo Centro de Pesquisa G. Tagliacarne.

A Conferência foi aberta pelo Presidente do CEI-Bois Sr. Ek que confirmou o compromisso do CEI-Bois com o objetivo principal deste projeto, o de "favorecer a transição do setor da madeira e mobiliário no sentido de uma maior sustentabilidade ambiental através, entre outras coisas, do diálogo social entre empregadores e trabalhadores. Isto é mais importante do que nunca, já que a indústria e toda a economia procuram maneiras de uma recuperação sustentável da pandemia Covid-19. "

O evento prosseguiu com um discurso de abertura sobre o Acordo Verde da UE e as Implicações nas Indústrias de madeira e mobiliário, por Jeremy Wall da DG GROW (Unidade C-2: Eficiência de Recursos e Matérias-Primas).

A Conferência final foi dedicada à apresentação dos resultados das atividades do projeto. Maurizio Casasco, presidente da Confapi declarou: “O projeto Good Wood que a Confapi e todos os seus parceiros realizaram com empenho e paixão, envolvendo as partes interessadas europeias, nacionais e locais, com o objetivo de potenciar e fortalecer o diálogo social como ferramenta para facilitar a transição para a economia verde, cumprindo os objectivos de economia circular nas empresas do sector da madeira e do mobiliário. O actual momento histórico exige medidas extraordinárias e urgentes por parte da União Europeia, que devem contemplar a plena participação de todos os actores, incluindo empregadores e sindicatos. Juntamente com os objectivos comunitários, o projecto teve como objectivo formar e informar os actores envolvidos, com particular atenção às novas tecnologias de incentivo à inovação, tanto nos processos produtivos como nos produtos, também através da recapacitação dos colaboradores do sector madeira-mobiliário.