Terceiro Seminário Nacional em Portugal

Terceiro Seminário Nacional em Portugal

Terceiro Seminário Nacional em Portugal

O 3º Seminário Nacional ao abrigo do projeto Goodwood ocorreu, no dia 18 de Novembro, num formato inovador de conferência online através da utilização de equipamento de produção televisiva e transmissão via web para os mais de 80 participantes que o acompanharam.

 

O 3º Seminário Nacional foi dedicado ao tema “A importância da reorganização da produção e da gestão das empresas no setor da madeira e mobiliário”. Neste âmbito, os focos da agenda foram:



  • Identificar as oportunidades de inovação no setor, num exercício levado a cabo pelo Professor Carlos Brito da Universidade Portucalense;
  • Sustentabilidade financeira e estratégias de financiamento para o setor, pelo Professor Luis Krug Pacheco da Católica Porto Business School;
  • Diálogo social no contexto do Green New Deal pelo Dr. Patrizio Antonicoli, ex-Secretário Geral da Cei-Bois;
  • Digitalização e i4.0 pelo Engº João Lisboa da Schuler Consulting GmbH;
  • Diálogo social no setor da madeira e mobiliário pelo Secretário-geral da SETACCOP, Dr. Joaquim Martins;
  • Certificação CNUF(R) - Urna Ecológica pelo Dr. Vítor Poças, Presidente da Direção da AIMMP, como exemplo do diálogo social na indústria da madeira e mobiliário.
  • Qualify Wood and Furniture - Novo projeto da aimmp para a promoção de um setor mais competitivo, pela Diretora do Departamento de Operações e Projetos, Engª Joana Nunes.
  • Melhorar a imagem e a atratividade do setor como forma de atrair e reter talento pela Drª Catarina Domingos do IPAM.

 

Como pontos-chave retirados das intervenções realizadas podem sublinhar-se:



  • O impulso, trazido pela pandemia do novo coronavírus, para a digitalização da economia em geral e das oportunidades que daí advêm para o setor da madeira e mobiliário e sua modernização.
  • A necessidade de formar, informar e aumentar as competências, a todos os níveis das estruturas empresariais, desde a gestão até à produção, foi levantada como um ponto crítico para o crescimento sustentado do setor, numa toada de crescente inteligência económica e sustentabilidade financeira das empresas.
  • A importância da indústria da madeira e mobiliário, no sequestro de carbono, na prossecução dos objetivos traçados no Green New Deal, para uma economia circular e ecológica, e na criação de riqueza alicerçada no desenvolvimento de produtos inovadores e amigos do ambiente, em consonância com o diálogo social e criação de oportunidades de desenvolvimento pessoal e organizacional.
  • A digitalização das operações e processos no plano industrial, assim como a introdução de soluções de indústria 4.0, apresenta uma valia enorme para a melhoria do bem estar e das condições de trabalho no setor. O processo de digitalização traz consigo oportunidades de trabalho, mais profissionalizado e especializado, com menos prevalência da componente física do operador.

 

The 3rd National Seminar promoted, by AIMMP, under the Goodwood project took place, on November 18th, in an innovative format of online conference through the use of televisive production equipment and web transmission for more than 80 participants.